HomeA Inteligência Emocional

A Inteligência Emocional

A Inteligência Emocional

O conceito de Inteligência Emocional implica a existência de um equilíbrio entre a emoção e a cognição, ou seja, as emoções devem encontrar uma adequada conjugação e sintonia com o pensamento, caso contrário manifestam-se dificuldades emocionais e sociais, com consequências negativas nas esferas pessoal e dos relacionamentos. Esta noção baseia-se nos dados das neurociências, indicando estes que, apesar de a emoção e da cognição se situarem em circuitos cerebrais distintos, existe uma implicação conjunta de ambas na maioria das tomadas de decisão e comportamentos do dia-a-dia.

As abordagens à Inteligência Emocional encontram-se na origem dos programas de aprendizagem Sócio Emocional, envolvendo a implementação de práticas que ajudam a adquirir e a aplicar conhecimentos, competências e atitudes que promovem o desenvolvimento pessoal, os relacionamentos e o sucesso escolar e profissional. Estas competências são consideradas fundamentais para compreender e lidar com as emoções, definir e atingir objetivos positivos, sentir e mostrar empatia relativamente aos outros, estabelecer e manter relacionamentos positivos e tomar decisões responsáveis.

“Temos duas mentes: uma que pensa e outra que sente.”

Daniel Goleman

Escritor e psicólogo

A Inteligência Emocional na Educação

Em contexto educativo, as competências podem ser promovidas de modo informal (nas vivências do quotidiano, com os pares e/ou outros significativos, em diferentes contextos) e/ou de modo estruturado e formal (através de programas de promoção de competências ou do currículo escolar). Esta aprendizagem de competências pessoais e sociais visa, fundamentalmente, proporcionar momentos de reflexão sobre formas de relacionamento interpessoal e permitir encontrar e experimentar novos comportamentos flexíveis, ajustados às diferentes situações, incitando-se os indivíduos a adotarem uma postura ativa e considerando-se os conhecimentos como instrumentos para a vida.

A investigação tem demonstrado que estar emocionalmente bem facilita os processos de atenção e memória, a tomada de decisão e a persistência para atingir um objetivo.

É emergente que a escola, enquanto entidade educativa, compreenda a importância de valorizar as bases neurobiológicas da aprendizagem, onde as emoções assumem um fator de extrema relevância para o sucesso escolar e desenvolvimento global dos alunos.

Sobre a iniciativa

Sensível a tudo isto, a Associação de Pais da Brejoeira, extremamente pró-ativa na promoção da saúde da comunidade escolar, com um histórico de colaboração com a Equipa de Saúde Escolar do Agrupamento de Centros de Saúde de Setúbal, promove desde 2020 a Oficina das Emoções como atividade de enriquecimento curricular aos alunos do Agrupamento de Escolas de Azeitão. 

Tendo em conta o contexto atual em que todos vivemos, face à pandemia e mais recentemente a guerra, foi considerado pertinente e uma janela de oportunidade para propor uma reflexão conjunta sobre a inteligência emocional e a escola e sobre todas as questões que lhe são inerentes.

Surge assim o 1º Encontro de Inteligência Emocional na Escola, datado para 1 de julho de 2022, na Sociedade Filarmónica Perpetua Azeitonense, entre as 9h e as 18h, que contará com a presença de ilustres oradores, cuja investigação e percurso profissional assentam exatamente nos construtos da Inteligência Emocional. Será uma viagem a todos os contextos onde este conceito está presente: escola, sala de aula, família, amigos, organizações…

Comissão Organizadora
  • Rute Portugal
  • Rute Pinto
  • Raquel Santos
  • Vânia Luís
  • Anabela Nápoles
  • David Gonçalves
Comissão Científica
  • Raquel Santos
  • Rute Pinto
  • Paulo Moreira
  • Liliana Ponces
  • Regina Ponces
  • Jorge Amorim
  • Vânia Luís

Organização

Com o apoio de

© 2023 Página desenvolvida pela COSAP